No próximo dia 5 de Março, pelas 22h00, a Galeria Graça Brandão inaugura uma exposição do artista plástico Rui Serra, intitulada “Pelo Buraco da Agulha”.
A obra pictórica de Rui Serra consiste na apropriação, transformação e reelaboração de imagens recolhidas do quotidiano mediático. Ao poder das imagens que elege – imagens simples, directas, impressivas e retinianas, cuja génese figurativa é re-equacionada de modo abstractizante – Rui Serra acrescenta títulos que são paráfrases de obras do nosso passado artístico-cultural. O próprio título da exposição é a citação de uma parábola bíblica.
Esta exposição apresenta-se como a metáfora de uma viagem. É constituída por uma sequência de quadros unidos visualmente, mais do que por uma narrativa lógica explícita. Sugere-se ao espectador que entre num território inóspito no qual os elementos constituintes (vagamente reconhecíveis) são vistos como tendo comportamentos, sensações e emoções humanas. Mas esta não é uma viagem qualquer; trata-se de uma viagem onírica, cosmogónica, no interior da cabeça do autor (ou do próprio espectador) quando se encontra em estado letárgico de sonolência.
Rui Serra apresenta uma série nova de pinturas e uma instalação na qual, pela primeira vez, associa vídeo e som a uma pintura mural.
A exposição estará patente até ao dia 9 de Abril.
Horário: de Terça a Sábado, das 11h às 20h
GALERIA GRAÇA BRANDÃO – LISBOA
Rua dos Caetanos, 26 | 1200 – 079 Lisboa
Tel: 351 21 346 91 83