Considerada um dos testemunhos mais significativos da época dos Descobrimentos e do Manuelino, a Torre de São Vicente de Belém foi erguida no meio do estuário do Tejo, às portas de Lisboa. Sucessivamente apelidada de torre, fortaleza, castelo e baluarte, a sua construção visava objectivos e funcionalidades próprias. Nos dias 24 e 29 de Maio, a EU ♥ LISBOA propõe-se revisitar a sua história e conhecer o edifício na sua estrutura, nos seus elementos decorativos, nas suas etapas construtivas, nas suas reformulações e restauros revivalistas.
Com uma importância centralizadora na malha urbana, a Avenida da Liberdade marca a ligação entre a Lisboa de finais do século XIX e o advento da modernidade, trazida pelos ventos da inovação. Dotando-a de grandes obras arquitectónicas, criadas por homens como Cinatti, Norte Júnior, Pardal Monteiro e José Luiz Monteiro, os novos movimentos urbanísticos trouxeram a esta artéria da cidade, sempre em mutação, monumentos que tantas vezes passam despercebidos ao nosso olhar. Nos dias 31 de Maio e 04 de Junho, a EU ♥ LISBOA propõe-se descer a Avenida.
Como habitualmente, as duas visitas realizam-se aos sábados:
• no período da manhã, com início às 10h30
• no período da tarde, às 15h
E, neste mês, também a um dia da semana, quarta-feira e quinta-feira:
• no período da tarde, às 15h
As visitas só se realizarão mediante um número mínimo de 10 participantes.
Inscrições e contactos:
Inscrições (idealmente até à última quarta-feira anterior ao dia da visita), será necessário indicar um nome, um contacto telefónico e uma direcção de correio electrónico. Podem ser feitas por esta via, através do email (euamolisboa@gmail.com), ou por telefone (919 299 211).
O pagamento processa-se no próprio dia da actividade, antes do seu início. Por esse facto, solicita-se a comparência de todas as pessoas inscritas cerca de 10-15 minutos antes da hora marcada.