Dois historiadores da arte com especialização em períodos cronológicos diferentes – um na Idade Moderna e o outro na Idade Contemporânea – encontram-se todas as sessões para conduzir uma reflexão sobre a representação da figura humana. Inspirados na Mnemosyne de Aby Warburg, os historiadores da arte propõem para cada sessão uma selecção de imagens estimulantes que lhes permita analisar a representação da figura humana e os seus vários elementos: o corpo, o rosto, o retrato e o auto-retrato, o cânone, os atributos, os adereços, as composições, as atitudes, as poses, etc. Outras imagens serão inquiridas sobre a sua expressão enquanto linguagens de poder; sobre a representação do artista; sobre a construção da figura humana em contexto mitológico e em contexto religioso – dos corpos articulados das imagens devocionais processionais à performance, à Body Art e ao happening; sobre a representação do nu e os seus vários significados; terminando com um sopro de erotismo na arte, sentido tanto na Vénus de Velásquez quanto nas Demoiselles de Picasso.
Pretende-se com este curso proporcionar um conhecimento rigoroso dos temas e processos da Iconografia, bem como da sua aplicação prática, com a análise de fontes primárias, textos e obras de arte na aula, promovendo o trabalho em equipa.
 
Programa detalhado:
I – Metodologia do curso: a Mnemosyne warburgiana como via alternativa à leitura cronológica da história de arte

II – A representação da figura humana e os seus vários elementos de análise: 2.1. O corpo: as poses (com ou sem cenários), as morfologias, o cânone, as roupas e os adereços ou atributos 2.2. O rosto: o rosto ideal e o cânone, as expressões e a retratística enquanto género autónomo 2.3. O auto-retrato, o retrato de aparato, o retrato da mulher, o retrato da família, o retrato colectivo, o retrato profissional, o retrato psicológico, o retrato tipológico, o retrato performativo, o retrato operatório/instrumental, o retrato documental.
 
III – O corpo e o rosto enquanto linguagens de poder: 3.1. Apropriações de insígnias e de aparatos iconológicos3.2. As séries régias e a retratística dos governantes3.3. O paradigma do “rei”-herói: de César a Obama

IV – A representação do artista: 4.1. O auto-retrato do artista enquanto assinatura e promoção do seu estatuto 4.2. Como escolhe o artista ser representado: como voyeur, pintor ou “ser”4.3. A retratística dos artistas:  Van Eyck, Vélasquez, Vermeer, Picasso…

V – A figura humana em contexto religioso: 5.1. As imagens devocionais e as Sacra Conversazioni 5.2. As imagens devocionais processionais e os corpos articulados 5.3. A performance, a Body Art e o happening
 
VI – A figura humana em contexto mitológico: 6.1. A procura do belo ideal 6.2. O retrato mitológico e os fancy pictures 6.3. A ruptura com o belo ideal

VII – A representação do nu: 7.1. O cânone masculino e feminino nas figuras mitológicas7.2. Os vários significados do nu 7.3. A difícil afirmação do nu em Portugal

VIII – Um sopro de erotismo na arte: 8.1. Da Vénus de Vélasquez à Olímpia de Manet, das “meninas” de Boucher às Demoiselles de Picasso 8.2. Os vários media do erotismo: da gravura ao cinema 8.3. Os vários protagonistas do erotismo: da mitologia à representação das amantes.

Formadores:

Ana Margarida Neto Aurélio Duarte Rodrigues – Historiadora da Arte. Desde Setembro de 2008 que colabora a título de professora conferencista na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH/UNL) – sendo docente da cadeira semestral Lisbon: a journey from Olisipo till nowadays – e, desde 2006, lecciona cursos de curta duração na Escola de Verão/FCSH/UNL. Licenciada e Mestre em História da Arte (FCSH/UNL), aguarda defesa da dissertação de Doutoramento sobre A Escultura de Jardim das Quintas e Palácios dos Séculos XVII e XVIII em Portugal. E-mail: anaaurelio@gmail.com

Bruno Marques – Historiador de Arte e Curador. É licenciado em História da Arte (2001) e Mestre em História da Arte Contemporânea (2005, com uma bolsa da FCT) pela FCSH/UNL. Actualmente é Doutorando na mesma faculdade (bolseiro da FCT), finalizando uma dissertação enquanto estudo monográfico sobre a obra de Julião Sarmento. E-mail: brunojsm@hotmail.com

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