Este curso promovido pela Escola Superior de Artes Decorativas da Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva tem como objectivo formar peritos em Arte / Mobiliário, uma área de especialização na qual a Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva (FRESS) tem assumido um incontestado papel de liderança, apresentando-se como uma oferta formativa única.
 
Criada em 1953 como instituição de utilidade pública, a FRESS tem como finalidade a protecção das Artes Decorativas Portuguesas e dos ofícios com elas relacionados. Para tal foram desde o início criadas oficinas – muitas delas vocacionadas para a construção e a decoração do mobiliário – e um Museu-Escola que tem o privilégio de possuir uma excepcional colecção de mobiliário português. A Escola Superior de Artes Decorativas (ESAD), instituição de ensino superior desde 1989, incorporou o legado de quase meio século da antiga Escola de Artes Decorativas (EAD), que funcionou no seio do Museu-Escola desde a sua fundação. Tem assim uma larga experiência acumulada nos domínios das Artes Decorativas e do Design de Interiores, nas suas múltiplas vertentes de criação, investigação, reabilitação, conservação e restauro.
 
A Pós-graduação agora proposta pretende transmitir uma experiência adquirida pela prática continuada no ensino do mobiliário, tanto na licenciatura em Artes Decorativas como em formações específicas anteriormente ministradas: entre 1993 e 1997, um Curso de Estudos Superiores Especializados em Peritos em Arte / Mobiliário (equiparado a licenciatura), em 1999 / 2000 um curso pós-graduado em Peritagem e Conservação de Mobiliário.
 
O curso organiza-se em três semestres, com 414 horas de leccionação e acompanhamento tutorial, conferindo 70 créditos (ECTS). A cada um dos semestres correspondem 18 semanas de aulas leccionadas nas instalações da ESAD e no Instituto de Artes e Ofícios (IAO), a escola técnico-profissional da FRESS. O último semestre – correspondente a um estágio profissional – decorrerá preferencialmente no Museu de Artes Decorativas da FRESS, mas poderá também ter lugar noutro museu ou colecção de mobiliário à escolha do aluno, em leiloeiras e antiquários.
 
Os conteúdos das unidades curriculares asseguram a transmissão dos conhecimentos necessários à formação de peritos e especialistas em Mobiliário, reunindo uma forte componente teórica (Evolução Histórica e Tecnológica do Mobiliário, Expansão e Mobiliário, Do Coleccionismo à Museologia), teórico-prática (Materiais e Técnicas de Construção em Mobiliário, Teoria e Técnicas de Conservação e Restauro de Mobiliário, Peritagem em Mobiliário, Avaliação e Mercado) e prática (Oficina de Mobiliário, Técnicas de Pesquisa em Mobiliário).
 
O corpo docente é composto por especialistas em Mobiliário e em História da Arte e da Cultura, por técnicos de restauro e conservação de Mobiliário e por profissionais com uma reconhecida experiência na área do Antiquariato e do Mercado da Arte. O curso contará ainda com qualificados técnicos das oficinas de Mobiliário da FRESS.  
 
Informações adicionais sobre o referido curso, podem ser encontradas no site www.fress.pt (menu Escolas – ESAD – Cursos).

Descarregue o desdobrável aqui.
 
Patrícia Torres
ESAD-Escola Superior de Artes Decorativas
Rua João de Oliveira Miguens, nº 80
1350-187 Lisboa
Telef. + 351 218814695
www.fress.pt

Pesquisar no Site

Redes Sociais

Contactos

Morada

Museu Nacional de Arte Antiga
Rua das Janelas Verdes
1249-017 Lisboa

Telefone: 213 912 800

Fax: 213 973 703

E-mail: direccao@apha.pt