Nos dias 01 a 03 de Outubro de 2009 terá lugar em Braga (Universidade Católica) e no mosteiro de Oseira (Ourense) o “IV Congresso Internacional sobre Cister em Portugal e na Galiza”, organizado pela Associação Portuguesa de Cister e pela Abadia Cisterciense de Oseira.

Aproveitando o facto de se celebrar em vésperas do Ano Santo Compostelano de 2010, o congresso terá como tema especial “Os Caminhos de Santiago e a vida monástica”, cuja associação tem uma feliz expressão na vida de São Famiano de Oseira, venerável monge peregrino do século XII.

Tal como os congressos anteriores, também este estará articulado em torno de três secções: História, Arte e Espiritualidade. Integradas em todas as secções serão proferidas conferências pelos mais altos especialistas nas matérias. Todos os estudiosos e investigadores são convidados a apresentar comunicações, compartilhando assim com os congressistas os resultados dos seus estudos.

Participações confirmadas:

ARTE (Portugal): Professor Nelson Correia Borges (Universidade de Coimbra) “Lorvão e Arouca: arte e glorificação de Cister”
 
HISTÓRIA (Portugal): Professor Frei Geraldo Coelho Dias, OSB (Universidade do Porto)
                                
ESPIRITUALIDADE: Dom Manuel Clemente (Bispo do Porto) “Peregrinação e monacato”
 
ARTE (Galiza): Professor Eduardo Carrero Santamaría (Universitat de les Illes Balears) “Arte y arquitectura en torno a San Bernardo y el Cister gallego”
 
HISTÓRIA (Galiza): Professor José Miguel Andrade Cernadas (Universidade de Santiago de Compostela) “O acolhimento nos mosteiros do Caminho de Santiago”
 
ESPIRITUALIDADE: Dom Bernardo Bonowitz, OCSO (Abade do mosteiro de Nª Sr.ª do Novo Mundo – Brasil) “A peregrinação vista pelos monges primitivos”
 
ESPIRITUALIDADE: H. Ingrid Mohr “A espiritualidade do Beato Rafael Arnaiz”
 
Conferência de encerramento: Dom Juan António Martinez-Camino (Bispo Auxiliar de Madrid)

Estará presente, de modo muito particular, a reflexão sobre o pensamento do monge cisterciense Rafael Arnaiz, místico contemporâneo que será canonizado no próximo dia 11 de Outubro.

Descarregue a Ficha de Inscrição e o Programa aqui.

Para mais informações, consulte aqui.

Pesquisar no Site

Redes Sociais

Contactos

Morada

Museu Nacional de Arte Antiga
Rua das Janelas Verdes
1249-017 Lisboa

Telefone: 213 912 800

Fax: 213 973 703

E-mail: direccao@apha.pt