A Natureza-Morta na Europa (séculos XVII-XVIII)

Galeria de Exposições da Sede da Fundação Calouste Gulbenkian

12 de Fevereiro a 2 de Maio de 2010

O Museu Calouste Gulbenkian organiza actualmente uma ambiciosa exposição internacional dedicada ao tema da Pintura de Natureza-morta na Europa, sendo a primeira do género a realizar-se em Portugal.

Intitulada “A Perspectiva das Coisas. A Natureza-morta na Europa” a mostra será apresentada em duas partes e é constituída por um conjunto de obras-primas de pintores europeus de renome, desde as origens do género até meados do século XX.

A primeira parte, a expor entre 12 de Fevereiro e 2 de Maio de 2010, reúne 71 pinturas dos séculos XVII e XVIII. A produção dos séculos XIX e XX será apresentada entre 21 de Outubro de 2011 e 8 de Janeiro de 2012.

O Comissariado Científico da Exposição está a cargo do Prof. Peter Cherry, actualmente Professor e Chefe de Departamento no Departamento de História de Arte e Arquitectura do Trinity College de Dublin, República da Irlanda. Este especialista em Natureza-morta espanhola e italiana, conta ainda com o apoio dos Drs. John Loughman para a pintura holandesa, flamenga e alemã, e Dr. Lesley Stevenson para a pintura francesa, na primeira parte da exposição. O Prof. Neil Cox, da Universidade de Essex, irá colaborar na segunda parte, encarregando-se da selecção e redação de textos sobre natureza-morta no século XX.

O catálogo da exposição, em dois volumes, correspondentes à 1ª e 2ª partes da mesma, terá edições em português e inglês. Os diferentes núcleos da exposição serão precedidos de ensaios introdutórios, numa linguagem erudita, mas todavia acessível, da autoria dos especialistas mencionados.
Leia mais sobre esta exposição

Pesquisar no Site

Redes Sociais

Contactos

Morada

Museu Nacional de Arte Antiga
Rua das Janelas Verdes
1249-017 Lisboa

Telefone: 213 912 800

Fax: 213 973 703

E-mail: direccao@apha.pt