Inauguração: 29 de Abril, pelas 19h00 
 

Galeria do Museu Rafael Bordalo Pinheiro

Campo Grande, 382 – Lisboa

Exposição patente de 30 de Abril

a 15 de Agosto de 2010

 

Horário

Terça-feira a Domingo, das 10h às 18h

Encerra à Segunda-Feira e Feriados

Entrada Gratuita
 

A Exposição aborda uma faceta pouco conhecida e estudada da obra artística de Rafael Bordalo Pinheiro: o mobiliário e a decoração interior. Embora mais celebrado pelo seu desenho de caricatura política e cerâmica das Caldas, este artista realizou decorações muito criativas e móveis de género variado. Recorreu-se, sobretudo, às importantes colecções do Museu Bordalo Pinheiro que foram completadas com peças vindas de outros museus – Nacional de Cerâmica e Faianças Artísticas Bordalo Pinheiro – ou de colecções particulares. Através delas procura-se dar a conhecer esta vertente do seu trabalho e o panorama do gosto nacional nas artes decorativas, do último quartel de Oitocentos até ao início do século XX.

Rafael Bordalo projectou decorações em interiores domésticos e comerciais. Desenhos, aguarelas, fotografia e mobiliário são testemunho do seu empenho na temática. Empregou azulejos padrão no espaço arquitectónico ou, invulgarmente, nos móveis, em parceria com o entalhador Leandro Braga ou o marceneiro Frederico Ribeiro. Também concebeu mobiliário cerâmico de uso diversificado: mísulas, candeeiros, castiçais, móveis de assento, caixas, cestos e até caixas em cerâmica para relógios e molduras para fotografias. 

O artista encarregou-se de muitas decorações efémeras e seus móveis, onde a sua criatividade pode ser mais exuberante. Foram as exposições nacionais e, sobretudo, as internacionais que lhe valeram o maior reconhecimento: a Exposição Universal de Paris (1889) e a Exposição Colombiana de Madrid (1892). Decorou festas ligadas à mesa, como bufetes em quermesses ou grandes jantares de homenagem, e festas carnavalescas nos teatros. Bazares, arraiais e visitas de estado mereceram desenhos de quiosques e coretos, ou seja, mobiliário urbano. 

Mas, como eram os interiores decorados por Rafael Bordalo? E o seu mobiliário? Como é que o artista ornamentava os festejos efémeros? Como é que desenhou o mobiliário urbano volante? Nesta exposição pretende-se mostrar esta parte do seu trabalho, sem esquecer a sua permanente vontade de fazer humor. 
 

Galeria do Museu Bordalo Pinheiro – Campo Grande, 382

Tel. 21 817 06 71

Para mais informações e imagens – Isabel Aguilar – Tel. 21 817 06 63 Email: isabel.aguilar@cm-lisboa.pt

Pesquisar no Site

Redes Sociais

Contactos

Morada

Museu Nacional de Arte Antiga
Rua das Janelas Verdes
1249-017 Lisboa

Telefone: 213 912 800

Fax: 213 973 703

E-mail: direccao@apha.pt