O processo de construção de culturas e identidades que decorreu após o contacto dos portugueses com outros povos do mundo articulou um conjunto de bens patrimoniais móveis e imóveis que evoluíram em heranças novas e originais, cujas linguagens se podem observar numa multiplicidade de paisagens complexas, ricas na diversidade dos seus contornos materiais e imateriais.
E se as geografias de desenvolvimento destes novos patrimónios são, num primeiro momento, o local onde directamente os portugueses contactaram com os outros mundos, elas ampliam-se nos espaços em que se desenham os caminhos da diáspora dos participantes no processo, renovando-se em composições de continuada reconfiguração.
A criatividade das paisagens destes espaços de contacto e diáspora pode ler-se num quadro de transversalidades de natureza material e imaterial, que encerram a germinação e o amadurecimento dos elementos que haverão de fixar, estabelecer e moldar os perfis das terras e das gentes.
Discutir e compreender a complexidade cultural nas paisagens e nas arquitecturas criadas nos territórios e no tempo longo destas várias diásporas, é o objectivo do workshop “Diásporas, paisagens e arquitecturas”.

Pesquisar no Site

Redes Sociais

Contactos

Morada

Museu Nacional de Arte Antiga
Rua das Janelas Verdes
1249-017 Lisboa

Telefone: 213 912 800

Fax: 213 973 703

E-mail: direccao@apha.pt