16 de Abril | Mosteiro da Batalha
Mateus Fernandes foi o genial criador da linguagem arquitetónica que corresponde ao designado estilo manuelino que surgiu pela primeira vez em Portugal e na Batalha, nos últimos anos do século XV e nas primeiras duas décadas do século XVI.
A sua obra, patente nas bandeiras das janelas e no lavabo do Claustro Real, bem como no portal das Capelas Imperfeitas, é uma explosão de exuberância, apenas adiada pelo Claustro de Fernão de Évora. A arquitetura ganha valor plástico como se de uma escultura monumental se tratasse. No entanto, nas obras de Mateus Fernandes, mantém-se a disciplina geométrica de base flamejante que há muito fazia parte da tradição batalhina. Em boa verdade, a base geométrica não apenas se manterá como se vai ainda complexificar: os arcos passam a ter múltiplas interseções e planos, e as formas facetadas vão curvar-se para se intersetarem também em diversos planos.
+info/fonte: http://www.patrimoniocultural.pt/pt/agenda/meetings-and-conferences/coloquio-mateus-fernandes-e-o-alvor-da-modernidade/

Pesquisar no Site

Redes Sociais

Contactos

Morada

Museu Nacional de Arte Antiga
Rua das Janelas Verdes
1249-017 Lisboa

Telefone: 213 912 800

Fax: 213 973 703

E-mail: direccao@apha.pt