Data limite: 01 de Março

Quando a globalização parecia transformar-se num movimento tendente a diluir as fronteiras, eis que elas emergem de novo, reclamando e provocando um olhar sobre o que as constitui e sobre o que significam, ancorado na sua já longa história.
O próximo número da Revista de História das Ideias lança um convite à investigação dos fios com que as fronteiras se desenham na nossa consciência histórica que é também a consciência da nossa contemporaneidade. Não apenas com a espacialização que frequentemente lhes está associada, mas de um modo transversal, já que se este conceito pode ter uma aplicação mais física ou geográfica, pode também aplicar-se ao campo simbólico em que nascem, desenvolvem e circulam as ideias e os saberes. E se há fronteiras que delimitam países, há também fronteiras que circunscrevem mentalidades. Ao mesmo tempo, se há fronteiras que separam, há também fronteiras que estabelecem a comunicação entre diferentes esferas da realidade. As fronteiras apresentam-se assim como dispositivos e também como métodos de diversos campos, tão importantes nos séculos passados como na atualidade.
E depois há os muros ou as muralhas que podem ser outro nome das fronteiras. Hoje como ontem continuam a ser construídos e hoje como ontem tanto podem ser exteriores como interiores, sendo muitas vezes uns a projeção de outros. E há também os refugiados, os exilados, os excluídos, os nómadas, os ausentes e os emigrados… pelo dispositivo e pelo método da fronteira.
É para a dimensão polissémica do conceito de fronteira que esta chamada de artigos pretende convocar múltiplos olhares, da História da Antiguidade à História do Mundo Medieval, Moderno e Contemporâneo, das Artes à Filosofia, da Literatura à Geografia, da Religião à Política.
A Revista de História das Ideias convida assim à apresentação de artigos que ajudem a pensar e a repensar os múltiplos feixes que brotam do conceito de fronteira na sua pluralidade histórica e semântica.

Pesquisar no Site

Redes Sociais

Contactos

Morada

Museu Nacional de Arte Antiga
Rua das Janelas Verdes
1249-017 Lisboa

Telefone: 213 912 800

Fax: 213 973 703

E-mail: direccao@apha.pt