Oradora: Dolores Villalba Sola | 29 de Novembro | Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa
A componente religiosa é fundamental na criação e no estabelecimento do califado almóada (sécs. XII-XIII), devido à sua origem a partir de um movimento religioso.
Nesta conferência vamos debruçar-nos sobre a importância da religiosidade na construção histórica e cultural do califado almóada. O objectivo central prende-se, pois, com uma questão essencial: pode o desenvolvimento do urbanismo ser influenciado ou determinado por esta prática religiosa?Assim, propomos reflectir sobre a forma como a prática da religião muçulmana influenciou, de forma direta e indirecta, a configuração do urbanismo das cidades do califado almóada. Adicionalmente, examinaremos os seus reflexos em importantes reformas, nomeadamente, na articulação dos sistemas urbanos destas cidades devido à construção de diferentes edifícios para as práticas religiosas, como as mesquitas e os complexos de abluções. De facto, um dos aspectos determinantes nesta ligação, entre religião e urbanismo, verifica-se na necessidade do elemento água para os rituais de purificação na religião muçulmana e que durante o período almóada constitui um dos objetivos principais do Califado.
Dolores Villalba Sola é doutorada e licenciada em História da Arte pela Universidad de Granada. Especializada em arquitetura almóada e gestão do património, é actualmente Professora Auxiliar Convidada na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e investigadora de pós-doutoramento da FCT no Instituto de Estudos Medievais da mesma Universidade, onde desenvolve o projeto intitulado: “Almohad architecture, city and town planning in a light of Arab and Christian sources”.
Entrada livre.
+info/fonte: http://iem.fcsh.unl.pt/section.aspx?kind=noticia&id=1394

Pesquisar no Site

Redes Sociais

Contactos

Morada

Museu Nacional de Arte Antiga
Rua das Janelas Verdes
1249-017 Lisboa

Telefone: 213 912 800

Fax: 213 973 703

E-mail: direccao@apha.pt