A Associação Portuguesa de Historiadores da Arte (APHA) e a Fundação Millennium bcp lançam uma iniciativa conjunta que visa a criação do “Prémios APHA/Millennium bcp – José Augusto França”. Estes prémios destinam-se a distinguir anualmente a melhor dissertação de mestrado e a melhor tese de doutoramento em História da Arte, apresentadas neste domínio científico em Universidades portuguesas, através do patrocínio da publicação das mesmas.
Inserida no espírito estatutário de cada uma das instituições promotoras, a iniciativa agora apresentada, aproveitará a ocasião para homenagear com justiça esse nome maior da Cultura portuguesa que é José-Augusto França, professor catedrático jubilado da Universidade Nova de Lisboa, historiador e crítico de arte, e um dos que mais contribuiu para a renovação e afirmação do campo disciplinar da História da Arte no nosso país e além-fronteiras.
Os termos desta colaboração conjunta entre a APHA e a Fundação Millennium bcp serão celebrados através de um acordo de parceria firmado no dia 26 de novembro de 2019.
O regulamento da atribuição dos prémios e o calendário de candidaturas está disponível aqui.