A Associação Portuguesa de Historiadores da Arte vem expressar o seu profundo pesar pelo desaparecimento do Professor Doutor Luís de Moura Sobral (1943-2021), professor emérito do Departamento de História da Arte e Estudos Cinematográficos da Faculdade das Artes e das Ciências da Universidade de Montréal (Canadá) e titular da Cátedra de Cultura Portuguesa na mesma instituição.
O nome de Luís de Moura Sobral ficará indelevelmente ligado à historiografia da arte portuguesa, com particular destaque nos campos da arquitetura, pintura e artes decorativas no largo tempo do Barroco.
Iniciando os seus estudos no campo do Surrealismo, área a que regressaria por diversas vezes ao longo do curriculum, cedo demonstrou também interesse na investigação de temas dos séculos XVII e XVIII, tanto no contexto ibérico e europeu como latino-americano, com destaque para a pintura e a gravura. Os grandes conjuntos decorativos barrocos e os ciclos e programas iconográficos do mesmo período foram linhas constantes da sua pesquisa e produção científica, verdadeiros pilares estruturantes do seu pensamento e escrita, vertidos em mais de meia centena de títulos, entre livros, capítulos de livros e artigos. Na obra de Luís de Moura Sobral, as novas gerações de historiadores da arte saberão continuar o seu legado pelas inúmeras pistas e linhas de investigação que deixou nos seus trabalhos.