Entre os dias 18 e 20 de Outubro, a História da Arte motivou cerca de 100 pessoas a deslocarem-se à Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa. Foram ouvidos mais de 40 oradores, de diversas gerações, que contribuíram para ajudar a pensar e discutir as “Heranças, Debates e Novas Perspectivas” da nossa disciplina, em diversas cronologias e nas suas múltiplas áreas de saber. Foram homenageadas as melhores dissertações no domínio da História da Arte realizadas no âmbito dos 2.º e 3.º ciclos de estudo do Ensino Superior, com a entrega dos Prémios APHA / Millennium bcp – José-Augusto França 2020-2021 aos seus autores. Houve ainda uma mesa redonda dedicada à empregabilidade em História da Arte, que contou com a participação da Senhora Secretária de Estado da Cultura, do Senhor Diretor dos Palácios da Pena, Monserrate, Queluz e Sintra (monumentos integrantes da Parques da Sintra – Monte da Lua), de professores e investigadores universitários e do Presidente da APHA, promovendo o debate e uma viva troca de ideias com a assistência. Dois dos maiores vultos da História da Arte em Portugal, os Professores Doutores Raquel Henriques da Silva e Vítor Serrão, recentemente jubilados, partilharam, com generosidade, o seu imenso saber e entusiasmo pela disciplina, em sessões plenárias de grande adesão.

A APHA congratula-se com o sucesso deste V Congresso de História da Arte, agradece e felicita a todos os que contribuíram para a sua realização e êxito.

Para o próximo triénio, a APHA continuará a apostar no desenvolvimento de actividades em estreita proximidade com a comunidade de investigadores e estudantes que se dedicam ao estudo desta disciplina, reforçando a sua importância na sociedade contemporânea.

Convidamos todos os investigadores estudantes e profissionais de História da Arte a participarem na vida da nossa Associação.

Pesquisar no Site

Redes Sociais

Contactos

Morada

Museu Nacional de Arte Antiga
Rua das Janelas Verdes
1249-017 Lisboa

Telefone: 213 912 800

Fax: 213 973 703

E-mail: direccao@apha.pt