A Fundação Culturcintra organiza, de 04 a 26 de Outubro de 2008, um conjunto de comemorações para evocar a memória desse personagem único que foi José Lima de Freitas, marcando assim o décimo aniversário do desaparecimento do Mestre Lima de Freitas, que foi membro do CIRET e organizador do 1º Congresso Mundial da Transdisciplinaridade, em 1994.
No quadro dessas celebrações, será realizada uma exposição retrospectiva de pintura, a ser inaugurada em 04 de Outubro, incluindo algumas das mais importantes obras da coleção privada de Helle Hartvig de Freitas, abrangendo várias fases de seu percurso criativo. Durante o período da exposição estão previstas várias iniciativas, tais como: visitas guiadas às obras situadas em espaços públicos (Estação do Rossio, etc.), apresentação de vídeos e de entrevistas, projeção de imagens temáticas (banco de imagens – documentos, pintura, ilustrações).
Será realizado um ciclo de debates temáticos, animados pelo testemunho de personalidades que conheceram de perto o Homem, o Artista, o Escritor Lima de Freitas, nos dias 11 e 18 de Outubro. As comemorações culminarão com a realização de um Colóquio Internacional, de 24 a 26 de Outubro, sobre o tema “Lima de Freitas, a emergência do imaginal”, em que estarão presentes os estudos e trabalhos de pesquisa efetuados nos últimos anos.
As participações no ciclo de debates serão registradas em vídeo e divulgadas posteriormente. Em 2009, as atas do Colóquio serão editadas.
Descarregue o Programa da Conferência e do Ciclo de Debates aqui.
A Exposição e demais encontros terão lugar na Quinta da Regaleira, em Sintra.