Durante os meses de Outubro e Novembro, em Torres Novas acontecem as “As Memórias da História”, um programa cultural que visa apelar às histórias locais, às origens e à tradição a partir de uma perspectiva e abordagem actual. Com um intuito educativo, lúdico e comemorativo, pretende-se promover iniciativas originais e atractivas a toda a população, envolvendo a comunidade; iniciativas de foro simbólico e histórico.

No âmbito deste programa, no dia 14 de Novembro, às 21h00, decorre um encontro subordinado ao tema: “O Padrão Henriquino em Torres Novas e no mundo lusófono”.

Programa:

O Estado Novo e o Monumento ao Infante D. Henrique: Do 3.º Concurso de Sagres ao Padrão de Torres Novas
José Guilherme Abreu (Professor e membro do Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes da Universidade Católica, vice-presidente da Associação Portuguesa de Historiadores da Arte)

O Monumento: Símbolo erigido, símbolo destruídoJosé Manuel Fernandes
(Professor agregado em História da Arquitectura e Urbanismo, em 1999, na Faculdade de Arquitectura da Univ. Técnica de Lisboa, e, desde 1998, docente do Departamento de Arquitectura da Universidade Autónoma de Lisboa)

Moderadora: Raquel Henriques da Silva (Professora auxiliar do Departamento de História da Arte da FCSH – Univ. Nova de Lisboa e membro do Conselho de Administração da Fundação Serralves)

Descarregue o Programa completo aqui.

Local:
Teatro Virgínia -Sala Principal
Largo José Lopes dos Santos
Torres Novas

Pesquisar no Site

Redes Sociais

Contactos

Morada

Museu Nacional de Arte Antiga
Rua das Janelas Verdes
1249-017 Lisboa

Telefone: 213 912 800

Fax: 213 973 703

E-mail: direccao@apha.pt