A Escola Superior de Artes Decorativas da Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva está a organizar, para 19 e 20 de Novembro 2009, o III Colóquio de Artes Decorativas dedicado ao tema “Artes Decorativas Portuguesas: Iconografia e Fontes de Inspiração. Imagem e memória da gravura europeia”.

Este III Colóquio de Artes Decorativas, orientado especificamente para o estudo da Iconografia e Fontes de Inspiração, é também a ocasião para homenagear Marie Thérèse Mandroux-França, estudiosa da gravura europeia e pioneira na investigação sobre a influência da imagem gravada nas Artes Decorativas Portuguesas.
O Colóquio reúne investigadores que tenham aprofundado o tema das Artes Decorativas Portuguesas na sua vertente iconográfica, abordando a forte relação com a gravura europeia, ou que tenham estudado casos específicos de peças encomendadas por portugueses a ateliers e artistas estrangeiros e representativas do gosto nas Artes Decorativas em Portugal.
Dar-se-á preferência às propostas que, incidindo especificamente no tema da iconografia e fontes de inspiração nas Artes Decorativas Portuguesas, apresentem novos estudos, propondo o confronto de ideias e conhecimentos.

Serão abordadas as seguintes áreas das Artes Decorativas:
Azulejo, Cerâmica, Embrechados, Estuque, Metais (ferro, bronze, latão, entre outros), Marfins, Mármores embutidos, Mobiliário, Ourivesaria, Pintura mural, Talha, Têxteis (tapeçaria, colchas bordadas, entre outros), Vidros e Vitrais.

    A Comissão Executiva
    Isabel Mayer Godinho Mendonça
    Ana Paula Rebelo Correia

Descarregue o Cartaz aqui.

Apresentação das Propostas:

Os interessados em participar no “III Colóquio de Artes Decorativas” deverão enviar à Comissão Executiva, até sexta-feira dia 30 de Janeiro de 2009, a sua proposta de comunicação, incluindo os seguintes elementos:
– Nome, morada, contacto telefónico e endereço mail.
– Resumo da comunicação (no máximo uma página de 30 linhas)
– Nota curricular

As propostas podem ser enviadas por correio para:
III Colóquio de Artes Decorativas – Escola Superior de Artes Decorativas da FRESS, Rua João de Oliveira Miguens, nº80, 1350-187 Lisboa,

ou por mail para: artesdecorativas@fress.pt

A resposta relativamente às propostas apresentadas será comunicada na última semana de Fevereiro de 2009.

Pesquisar no Site

Redes Sociais

Contactos

Morada

Museu Nacional de Arte Antiga
Rua das Janelas Verdes
1249-017 Lisboa

Telefone: 213 912 800

Fax: 213 973 703

E-mail: direccao@apha.pt