Para satisfazer numerosos pedidos, a EAL sugere uma repetição da bem sucedida visita à Sé de Lisboa. Como os amigos que já a acompanharam poderão confirmar, quem pensa que já conhece o templo primaz da cidade não imagina as surpresas que a proposta da sua guia reservam. Durante duas horas, a Filipa Avellar, uma das poucas especialistas portuguesas em epigrafia, deixará as pedras da catedral falarem… E mais não conta para poderem ouvir, de viva voz, os segredos que elas encerram!

«Monumento do Mês»
Vozes de pedra na Sé de Lisboa

A igreja de Santa Maria Maior, mais conhecida por Sé de Lisboa, foi local de eleição de reis, nobres e burgueses, para aí se fazerem sepultar com dignidade, marcando definitivamente a história das pedras do monumento. As imagens representadas nas arcas tumulares são autênticos quadros vivos da história do traje e dos costumes portugueses. Descubra-os com a EAL.

Sábado, 18 de Abril – 15h00
Quinta-feira, 23 de Abril – 15h00

 

A estreia EAL da Primavera apresenta-se como um ciclo de percursos que visa conciliar objectivos práticos. Com efeito, ao mesmo tempo que a EAL convida a olhar a cidade de diferentes ângulos, a conhecer variados locais com uma história própria, deseja propiciar uma ocasião para tirar o melhor partido da (nova) máquina fotográfica. Durante os próximos três meses, O Carlos Loff Fonseca, fotógrafo profissional (obtenha informações em http://www.carlosloff.com/LX_Tours.html), guiará todos os participantes por vários itinerários que ele traçou, para, de forma didáctica e apelativa, lhes proporcionar o desenvolvimento de competências técnicas e artísticas em fotografia.

 «Lisboa e Fotografia, passo a passo»
Os espaços

Das colinas ao Tejo, ir-se-á aprender a retratar os diferentes espaços urbanos, captando os seus ambientes únicos, desde os mais panorâmicos e expostos à luz, até aos mais recatados e plenos de jogos de sombras. Graças ao acentuado relevo, explorar-se-á também a sobreposição de planos e o contraste entre o moderno e o antigo. Privilegiar-se-á tudo o que é estático, trabalhando a prioridade à abertura, a profundidade de campo e a longa exposição, assim como o uso do flash de preenchimento.

Sábado, 25 de Abril – 10h00

Informações e inscrições:
email – euamolisboa@gmail.com
telemóvel – 919 299 211

Pesquisar no Site

Redes Sociais

Contactos

Morada

Museu Nacional de Arte Antiga
Rua das Janelas Verdes
1249-017 Lisboa

Telefone: 213 912 800

Fax: 213 973 703

E-mail: direccao@apha.pt