Nos dias 28, 29 e 30 de Maio de 2009, terá lugar no Centro Cultural do Patriarcado de Lisboa, UCP, Lisboa, Auditório 2, o III Ciclo de Conferências para o Estudo dos Bens Culturais da Igreja “Mecenas e Patronos – A Encomenda Artística e a Igreja em Portugal”
 
Personalidades marcantes no panorama eclesiástico do seu tempo, apesar de reconhecida a sua acção pastoral, política ou, até mesmo, cultural, pouco destaque tem merecido o desempenho mecenático exercido por muitas dessas figuras da Igreja em Portugal.Com um papel fundamental na aquisição de obras de arte, o seu carácter empreendedor revela-se ainda pelo apoio efectivo concedido às artes, não apenas por via do patronato ou da encomenda, mas também pela intervenção activa em todo o processo criativo. Conscientes da importância pastoral e política que os meios visuais exercem, assumiram, não raras vezes, como um dos desígnios das suas funções, o melhoramento das respectivas dioceses, ordens religiosas, igrejas ou conventos.O acesso a alguns dos principais centros artísticos internacionais, a que posição de alto prestígio de que gozavam não era alheia, convertia-os também em reais agentes de modernidade estética e cultural do seu tempo. Motivados pelas necessidades da liturgia e do cerimonial, foram fundamentais na actualização discursiva de inúmeras realizações, que se perpetuam hoje como testemunhos vivos dos seus patronos.

Responsáveis por empreendimentos de singular qualidade no panorama artístico nacional, o presente Ciclo de Conferências visa, não apenas oferecer um mais completo e actualizado conhecimento do perfil biográfico de cada uma dessas figuras, mas, sobretudo, promover o debate em torno do papel da Igreja na construção do seu importante legado patrimonial ao longo dos tempos. Este evento conta com o Alto Patrocínio de S. Ema., o Senhor Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José da Cruz Policarpo.

Descarregue o Programa completo e a Ficha de Inscrição aqui

Todas as informações sobre o encontro podem ser consultadas aqui.

Organização e contactos:
Centro Cultural do Patriarcado de Lisboa
Mosteiro de S. Vicente de Fora
Campo de Santa Clara
1100-472 Lisboa
Tel. 218810500
Fax: 218810555
mecenaspatronos@netcabo.pt

Inscrições até 25 de Maio de 2009.

Pesquisar no Site

Redes Sociais

Contactos

Morada

Museu Nacional de Arte Antiga
Rua das Janelas Verdes
1249-017 Lisboa

Telefone: 213 912 800

Fax: 213 973 703

E-mail: direccao@apha.pt